terça-feira, 1 de maio de 2012

 O mito tem várias características que o distinguem das histórias de ficção comuns. A origem de um mito não se deve a apenas um ator. A história de um mito toma forma a partir do contar dessa mesma história por várias pessoas.
Em uma definição bem simples, um mito é uma história de ficção ou parcialmente verdadeira. Estudiosos de mitologia têm lutado para alcançar uma definição exata, que dê conta de todos os atributos que constituem um mito. É incrível, mas uma simples palavra engloba tantos conceitos importantes como o significado da vida.
O mito é tido como sagrado para aqueles que fazem parte de sua cultura. Ele oferece uma explicação sobre algo desconhecido, como a criação do Universo e da Terra.
Muito se fazem a mesma pergunta sobre a mitologia: Qual o sentido dos mitos gregos e por que devemos nos interessar por eles hoje em dia? A resposta para tal pergunta pode ser encontrada em uma das mais antigas obras da língua grega, a Odisseia, de Homero. Nela nos damos conta de que a mitologia está muito longe de ser, como frequentemente se acha nos dias de hoje, um apanhado de "contos e lendas", uma série de pequenas histórias mais ou menos fantasmagóricas, com a exclusiva finalidade de distrair. Ela verdadeiramente constitui o cerne da sabedoria antiga, a origem profunda daquilo que a grande tradição da filosofia grega logo a seguir desenvolveu sob uma forma conceitual.



O mundo real, o mundo da luz, é o mundo das Ideias, infinitas, eternas, imutáveis. O nosso mundo, com suas limitações, males, mudanças, é o mundo das aparências, das sombras.

Platão.

 



2 comentários:

  1. Adorei a escolha que vocês fizeram sobre mitologia Grega..Parabéns....

    ResponderExcluir
  2. Achamos a temática muito interessante, é sempre muito agradável falar e conhecer um puco mais sobre a mitologia grega. Bjus

    ResponderExcluir