Héracles


Na mitologia romana e na maior parte do Ocidente moderno o herói se tornou célebre pelo seu nome Hércules.
Héracles é o mais popular dos heróis gregos e suas lendas incluem elementos tanto da saga quanto do folclore. Sua condição de homem, herói e deus é controvertida e continua sendo fonte de debate.
Héracles nasceu em Tebas. Seu pai mortal se chamava Anfitrião e sua mãe Alcmena. Certa vez, Anfitrião teve de partir para a guerra, deixando Alcmena em Tebas. Zeus, que se apaixonara pela jovem mulher, aproveitou-se dessa ausência para tomar a forma de Anfitrião e substituí-lo junto dela. Héracles é, portanto, filho de Zeus, tornando-se assim, um semideus.
O nome dado originalmente a Héracles foi Alcides, em homenagem a seu avô Alceu, pai de Anfitrião. O nome alternativo de Héracles foi uma tentativa sem sucesso de apaziguar o ódio de Hera, louca de ciúmes pelas infidelidades do marido. Héracles teve que defender-se de suas perseguições desde a tenra infância. Com apenas dez meses de vida, por exemplo, estrangulou com as mãos duas serpentes que a deusa mandara ao seu berço para que o matassem.
Héracles recebeu a educação comum a todas as crianças gregas. Com dezoito anos já media dois metros e seis centímetros. Está visto que não era nenhum gigante e nada tinha de monstruoso. Era apenas um homem enorme e mais forte que a média dos mortais.
Héracles foi durante muitos anos, casado com Mégara, uma moça meiga e bondosa. Com ela teve três filhos.
Movida pelo ódio, Hera insuflou em Héracles uma crise de loucura, durante a qual ele matou a esposa e os três filhos.
Para se purificar da culpa que sentia por ter assassinado toda a sua família, Héracles consultou um oráculo de Delfos, onde recebeu a orientação de seguir para Tirinto e colocar-se à disposição do rei Euristeu. Não só seria purificado dessa forma, como também ganharia a imortalidade.


OS DOZE TRABALHOS

Ao chegar em Tirinto, Euristeu ordenou que Héracles realizasse dez trabalhos. Foram doze no total, pois o rei não reconheceu a vitória do herói em dois deles por ter recebido ajuda nessas missões.

1) Matar o Leão de Neméia – Uma criatura monstruosa, com uma pela tão dura que nem mesmo flechas ou lanças eram capazes de perfurá-la. Sem o auxílio de armas, Héracles lutou com as próprias mãos e, com sua imensa força, estrangulou  a fera.

2) Matar a Hidra de Lerna – Grande serpente com várias cabeças. A cada cabeça que Héracles cortava, cresciam duas no lugar. Sem muitos recursos, Héracles solicitou a ajuda de seu sobrinho, Iolau, que cauterizava o pescoço do monstro cada vez que uma cabeça era cortada. Uma das cabeças era imortal, mas foi enterrada por Héracles sob uma rocha. Esse foi um dos trabalhos que não foi considerado pelo rei, em virtude da ajuda recebida.

3) Capturar a Corça de Cerínia – Esse cervo com chifres dourados era sagrado para Artêmis, portanto, Héracles teria de capturar o animal sem machucá-lo. Perseguiu-o durante um ano inteiro e, finalmente conseguiu prendê-lo em uma rede enquanto dormia.

4) Capturar o Javali de Erimanto – O Javali era uma fera cruel, que aterrorizou os campos de Psófis por anos. Héracles conseguiu realizar esse trabalho, gritando na entrada de sua toca e fazendo com que o animal corresse direto em direção a um monte de neve. Héracles o aprisionou com correntes e o levou até o rei.

5) Limpar os Estábulas de Áugias – Esses estábulos abrigavam milhares de cabeças de gado e não eram limpos há trinta anos. Uma tarefa humilhante a ser cumprida em um único dia. Héracles conseguiu divergir o curso de dois rios, fazendo com que toda a água limpasse o esterco acumulado.

6) Espantar as Estinfálidas - Héracles conseguiu livrar a floresta desses pássaros antropófagos, usando um grande chocalho de bronze feito por Hefaísto. O barulho expulsou as aves da floresta. Mais uma vez, por ter obtido ajuda, esse trabalho não foi reconhecido pelo rei.

7) Apanhar o Touro de Creta – Este foi o touro presenteado a Minos por Poseidon. Com grande esforço, Héracles conseguiu capturar o animal e o levar até Tirinto, onde o libertou.

8) Capturar as Éguas de Diomedes – Obteve sucesso na captura dessas éguas antropófagas. Porém, ao retornar para Tirinto, Héracles foi atacado por Diomedes e, após conseguir vencê-lo, alimentou os animais com a carne do próprio dono.

9) Conseguir o cinturão da Amazona – O cinturão era usado pela rainha das amazonas, uma raça de mulheres guerreiras. Héracles simplesmente pediu o cinturão e a rainha o deu de presente, tornando o sucesso do herói bem fácil nesse caso.
Hera ficou furiosa pela tarefa ter sido tão facilitada. Conseqüentemente, enganou as amazonas, fazendo-as pensar que Héracles havia roubado o cinturão. Quando Héracles foi atacado, o herói pensou ter sido traído pela rainha e, então, a matou antes de partir para Tirinto.

10) Roubar o Gado de Gérion – Héracles teve de matar um monstruoso cão de guarda, Eurition (um filho de Ares) e o monstro de três cabeças, Gérion, além de passar por vários obstáculos no caminho de volta para concluir essa tarefa.

11) Trazer as Maçãs de Ouro de Hespérides – Nessa tarefa, o herói convenceu Atlas a conseguir as maçãs, uma vez que os frutos encontravam-se em poder de suas filhas. Héracles ofereceu-se para segurar o mundo em seus ombros, enquanto Atlas cumpria a missão. Ao retornar com as maçãs, Atlas recusou-se a aceitar o mundo de volta. Fingindo concordar, Héracles pediu-lhe para que segurasse o mundo somente por alguns instantes, enquanto colocava algo macio em sua cabeça para amortecer o peso. Atlas concordou, e Héracles fugiu com as maçãs.

12) Capturar Cérbero do Mundo Inferior – Para cumprir essa tarefa, Héracles teve de vencer Hades em combate para passar pelos portões. O herói conseguiu feri-lo, fazendo com que o deus se retirasse para o Monte Olimpo para ser curado. Lutou contra o cão de mãos limpas e o levou à presença de Eristeu. No entanto, o rei teve medo da terrível criatura, e Héracles a levou de volta ao mundo inferior.

Após completar seus trabalhos, Héracles conseguiu purificar-se de seus pecados. Para obter a imortalidade, o herói teria de viver o que lhe restava de sua vida mortal. Passou por várias outras aventuras antes de morrer tragicamente. Sua segunda esposa foi enganada e deu a Héracles uma camisa banhada em sangue venenoso de um Centauro. Héracles vestiu-a e imediatamente começou a contorcer-se de dor. A seu pedido, foi colocado em uma pira funerária, ainda vivo, onde seu corpo mortal ardeu em chamas. Seu corpo imortal, contudo, ascendeu ao Monte Olimpo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário