Zeus


Zeus é o principal deus da mitologia grega. Era considerado, na Grécia antiga, como o deus dos deuses, o soberano do Monte Olimpo e deus do céu e do trovão. Seu nome significa “rei divino”.
Zeus era filho de Crono e Réia. Crono ficou sabendo através de um oráculo, que um de seus filhos o destronaria. Assim, por preocupação, devorava todos os filhos que lhe dava Réia, sua esposa, à medida que iam nascendo. Engolira já três filhas, chamadas Héstia, Deméter e Hera, e dois filhos, Hades e Posidão. Por cinco vezes, a pobre mãe tivera de assistir aquele medonho espetáculo. Mas por fim, estando grávida da sexta criança, arquitetou uma artimanha para salvá-la.
No momento de dar à luz, Réia refugiou-se numa caverna do Monte Dite, na ilha de Creta. Foi aí que nasceu Zeus, o mais jovem de seus filhos. Depois, enfaixou uma pedra e pôs uma touca, para simular um bebê, apresentando assim a Crono, que nada suspeitou e devorou-o, muito satisfeito por ter ludibriado o oráculo.
Como não podia ficar o tempo todo com Zeus, confiou o pequeno às ninfas da montanha.
Quando Zeus alcançou a maturidade, estava disposto a destronar o pai. Para isso, ele pediu ajuda a uma de suas primas, Métis, esta era um tanto feiticeira. Para ajudar o primo, recomendou que desse a Crono uma droga que o fizesse vomitar. Foi Réia quem deu a Crono a droga, com isso, ele devolveu os cincos filhos que engolira.
Na guerra que se seguiu, os Titãs lutaram ao lado de Crono, mas Zeus e os outros deuses foram bem sucedidos, e os Titãs foram confinados no abismo do Tártaro. Zeus, a partir de então, dominou o céu, e a seus irmãos Posêidon e Hades foi conferido o poder para dominar o mar e o mundo subterrâneo, respectivamente. A terra seria governada em comum por todos os três. Escolheram para morada o alto do Olimpo, onde o ar é mais puro e mais luminoso. Lá não existem nuvens nem chuva e os dias são sempre serenos.


Para Homero, Zeus era imaginado de duas maneiras diferentes. É representado como o deus da justiça e da misericórdia, o protetor dos fracos e o punidor do mau.
Como marido de sua irmã Hera, ele é o pai de Ares, o deus da guerra; Hebe, a deusa da juventude; Hefaísto, o deus do fogo; e Ilíthia, deusa do parto.
Ao mesmo tempo, Zeus é descrito como um deus que se apaixona por uma mulher a cada instante e usando de todos os artifícios para esconder sua infidelidade da esposa. Os relatos de suas travessuras eram numerosos na mitologia antiga, e muitos de seus filhos eram os produtos de seus casos de amor tanto com deusas quanto com mulheres mortais.
Seus muitos casos com mortais às vezes são explicados como o desejo dos primeiros gregos a traçar sua linhagem até o pai dos deuses. A imagem de Zeus era representada na escultura como a figura de um rei barbado. A mais célebre de todas as estátuas de Zeus era a colossal em ouro e marfim feita por Fídias, em Olímpia.


Um comentário:

  1. Colegas, ache interesante a mitologia grega e seus deuses.
    http://infornamate.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir