Afrodite


Praticamente, todo mundo já ouviu falar de Afrodite: a deusa do amor. É conhecida como Vênus, pelos romanos.
Nasceu de Urano, cujos órgãos sexuais, cortados por Crono e lançados ao mar, deixaram escapar a semente divina; misturada com a espuma das ondas, gerara uma deusa de beleza radiosa.
A sedução de Afrodite era tão grande, que a mesma possuía um cinto mágico de irresistíveis poderes.

Por sua beleza, os outros deuses temiam que o ciúme pusesse um fim à paz que reinava entre eles, dando início a uma guerra; por este motivo Zeus a casou com Hefesto, que não era visto como uma ameaça. Afrodite teve diversos amantes, tanto deuses como Ares quanto mortais como Anquises.

Os principais filhos de Afrodite foram:
- Hermafrodito: Fruto de seu romance com Hermes (deus mensageiro). Era belo como a mãe, mas desprovido de ardor amoroso.
- Eros (deus da paixão e do amor) e Anteros (deus da ordem): Estes foram o fruto da relação que teve com Ares (deus da guerra).
- Himeneu (deus do casamento): Fruto do seu relacionamento com Apolo (deus da luz, da cura e das doenças).
- Príapo (deus da fertilidade): Fruto do seu relacionamento com Dionísio (deus do prazer, das festas e do vinho).

A deusa também era conhecida e temida por suas explosões de ódio que ocorriam principalmente quando era contrariada em seus caprichos. Sua arma favorita, utilizada em suas vinganças, era o amor, o qual habilmente transformava em arma certeira, muitas vezes fatal.
Alguns mitos vêm Afrodite como uma personalidade irreverente e divertida, enquanto outros a descrevem como uma deusa generosa e benevolente, que merece tanta reverência quanto os outros deuses do Olimpo. Independente de seu caráter, Afrodite é sempre vista como apaixonada e sua principal missão, certamente, era fazer o amor.
Era representada como uma criatura de imensa beleza, com um sorriso doce e sedutor. Os mitos sobre ela sempre relatam casos de amor, tendo Afrodite tanto como personagem quanto como deusa que intervém na vida dos outros. Ela é associada à pomba, e suas plantas são a rosa e o mirto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário